FOTOS




sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sines vai tornar-se num hub logístico internacional de mercadorias, diz a CIP

O porto de Sines vai poder tornar-se num hub logístico para o transporte internacional de mercadorias, com o final das obras de alargamento do Canal do Panamá nos próximos anos, disse hoje o presidente da CIP, António Saraiva.

"Sines e a sua infra-estrutura logística, devido à sua posição geográfica privilegiada, vai poder tornar-se num hub para navios de águas profundas, com o alargamento e abertura do canal do Panamá nos próximos anos", afirmou hoje à agência Lusa o líder da Confederação do Comércio Português (CIP) no final da apresentação do Relatório da Competitividade 2010, em Lisboa.

Em relação ao porto de águas profundas de Roterdão, a rota entre o Pacífico e o Atlântico poderá levar a que Portugal possa vir a oferecer "condições portuárias e ferroviárias integradas" para o transporte de mercadorias e tornar-se mais competitivo do que o porto holandês.

António Saraiva referiu também que passa pela costa portuguesa "um enorme conjunto de veleiros" e Portugal poderia aproveitar o seu know how em matéria de recuperação destas embarcações.

Com os portos da Figueira da Foz, Viana do Castelo, entre outros, Portugal tem "capacidade, conhecimento e qualificações" para poder vir a reparar estes veleiros, criando não só riqueza para o país, como novos empregos, salientou.

Sem comentários:

Enviar um comentário